Por onde sua casa perde energia
Por onde sua casa perde energia

O conforto de uma casa não depende apenas do tamanho dos ambientes ou das suas camas e sofás. Você também deve pensar muito no conforto térmico. Porém, deixar a casa com uma temperatura agradável durante todo o ano demanda o uso de ar condicionado ou aquecedores a gás e elétricos. Com o custo da energia elétrica e do gás aumentando todos os anos, o conforto se tornará cada vez mais caro.

Na figura ao lado pode-se identificar os locais onde a casa perde energia.

  • Em climas frios perde-se  energia do aquecimento.
  • Em climas quentes perde-se energia do ar condicionado.

Portanto,  é importante instalar na obra ou quando reformar, portas e janelas de boa qualidade, com perfis que garantam boa estanqueidade à entrada de ar, água e que tenham um bom desempenho térmico.

As esquadrias de PVC da Lumina são produzidas com perfis desenvolvidos para ter um excelente desempenho térmico e acústico. O PVC naturalmente é um ótimo isolamente térmico, muito superior ao alumínio. Com a utilização de vidros duplos, consegue-se um excelente desempenho. Esquadrias com bom isolamento térmico, também possuem bom isolamento acústico, deixando o ambiente interno livre dos indesejáveis ruídos do trânsito, obras, aviões, etc.

Perfil PVC com vidro duplo Perfil PVC térmico e acústico

Esquadrias simples de vidro temperado tem um péssimo isolamento térmico, pois a estrutura é formada somente por um pano de vidro com vedações sem muita eficiência. Isso também garante que ela também não tenha bom desempenho acústico. Esquadrias comuns de madeira possuem muitas frestas que deixam entrar ou sair ar do ambiente, tornando-se assim pouco eficazes no controle térmico, apesar de a madeira ser um excelente isolante. As esquadrias em alúmínio também possuem baixo desempenho térmico, pois o alumínio é um péssimo isolante.

Esquadrias de PVC se diferenciam por sua construção robusta multicâmaras e pela possibilidade de usar vidros duplos com grande eficiência térmica.

Esquadrias-termicas-Isolamento-Janelas-PVC

 

Economizar energia é possível e necessário:

As reduções no consumo de energia durante o aquecimento ou resfriamento de residências, hotéis, edifícios, resorts, etc, reduzem também as emissões de CO2 e poupam recursos financeiros e naturais. Entenda como isso acontece:

As esquadrias em PVC da Lumina funcionam como isolantes térmicos. No verão ou em dias e noites quentes, elas evitam a perda constante e excessiva de ar frio fornecido pelo ar condicionado, e permitem que o sistema de arrefecimento trabalhe com uma potência menor, o que certamente economizará muita energia ao longo dos meses.

Em dias mais frios ou no inverno, as esquadrias em PVC evitam perda de calor excessiva do interior do local, permitindo que se utilize menos lenha em lareiras ou promovendo a redução de gastos com sistemas de calefação diferentes, como por exemplo, aquecedores elétricos ou a gás, que trabalharão com menos potência para manter o local aquecido.

Isso acontece porque as esquadrias são fabricadas através de um processo de solda térmica e vedação que formam um bloco único, e não partes parafusadas e encaixadas como acontece com as esquadrias de alumínio. As juntas dos perfis de PVC são termosoldadas por todos os lados, o que as transforma em componetes únicos, sem frestas, que retardam ao máximo a troca de calor entre os ambientes externos e internos.