Posicionamento da casa em relação ao SolO uso de ventilação e iluminação natural em uma casa, prédio ou condomínio é uma arte e uma ciência.  Arquitetos e engenheiros dão muita importância a projetos que levam esses dois ítens em consideração. Quando bem utilizadas, essas ferramentas trazem grande benefício e qualidade de vida às pessoas que habitam esses locais.

Pode-se economizar energia elétrica da iluminação e manter sua casa sempre bem arejada sem o uso de ar-condicionado. E segundo especialistas em saúde, a luz e a ventilação naturais também trazem diversos benefícios.

Tudo deve começar com um bom projeto. O arquiteto ou engenheiro prevê cuidadosamente  todos os vãos de iluminação e ventilação, procurando o melhor posicionamento e levando em consideração a posição da casa no lote em relação ao norte, para aproveitar ao máximo o uso da luz solar. Para deixar os ambientes mais charmosos também é possível fazer um jogo de sombras e luzes no interior do imóvel.

Definidos os vãos, é muito importante escolher o tipo adequado de esquadria na obra para fazer o fechamento do vão. De nada adianta garantir uma boa ventilação no verão se a janela ou porta não tem eficiência contra vedação da entrada de chuva, do vento e do frio no inverno.

Para garantir o máximo de conforto sem ter problemas em sua casa, opte por esquadrias que atendam às normas da ABNT de infiltração de agua, ar e resistência à carga de ventos.

Como determinar o tamanho de uma esquadria?

Depende da tipologia de abertura a ser utilizada, pois existem esquadrias que liberam 100% do vão para iluminação e apenas 50% para ventilação. Outros modelos de aberturas garantem de 66% a 100% de abertura para ventilação. Algumas Janelas liberam apenas 50% do vão para iluminação e 50% para ventilação.

Uma regra simples para derterminar a medida mínima de uma esquadria em um quarto ou sala ou é a seguinte:

  • Para iluminação, a esquadria deve ter no mínimo 15% da área do ambiente
  • Para ventilação, a esquadria deve ter no mínimo 8% da área do ambiente.
Por exemplo: em um quarto de 3,00m x 3,20m (9,6m²) você precisa de uma janela de pelo menos 1,20m x 1,20m, que lhe fornecerá 1,44m² de vão de luz, e pelo menos metade disso para ventilação. Obviamente, quanto maior a porcentagem que você utilizar, maior será o ganho em iluminação e ventilação.

Uma ótima idéia é utilizar grandes painéis de vidros em salas com pé direito duplo ou escadas. Um detalhe muito importante é saber como você irá controlar a iluminação em quartos e salas. Duas boas opções são  o uso de persianas de enrolar ou venezianas.